Cólicas Menstruais ou Dismenorreia
O que é?
Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorréia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico. Menstruação dolorosa que impede as atividades normais ou necessita de medicação específica.
Como se desenvolve?
A dismenorreia pode ser primária ou secundário, de acordo com a presença ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutivo feminino.
A dismenorreia primária é a menstruação dolorosa na ausência de lesões dos órgãos pélvicos. Geralmente acompanha os ciclos menstruais e ocorre logo após as primeiras menstruações, cessando ou diminuindo de intensidade em torno de 20 e poucos anos ou com a gravidez. É devida ao aumento da produção de algumas substâncias pelo útero chamadas de prostaglandinas, que promovem contrações uterinas dolorosas.
A dismenorreia secundária está associada a alterações do sistema reprodutivo, como endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, anormalidades congênitas da anatomia do útero ou da vagina, uso de DIU (dispositivo intra-uterino) como método anticoncepcional, entre duas. Comumente ocorre após dois anos da menarca (primeira menstruação).
O que se sente?
A dor pode ser branda, causando cólica, desconforto, sensação de peso no ventre ou nas costas. A dor pode ser moderada, causando, além do desconforto, sensação de mal-estar, diarréia e dor de cabeça. Também pode ser muito forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades, durando de dois a sete dias e sendo acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaléia.
Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico baseado, principalmente, na história e no exame físico e ginecológico, necessitando, algumas vezes, de exames complementares que excluam outras causas de dor, tais como dosagens hormonais, ecografia transvaginal e laparoscopia, quando não há melhora com ACO + AINE.
Como se trata?
Nenhum comentário:
Postar um comentário