Vamos Cuidar do Coração
INTRODUÇÃO
A doença de coração é o assassino número um em nações civilizadas.
São tantos aspectos que estão relacionados com esta situação, que parece bem combiná-los todos em um artigo, em vez de dividi-los em vários.
Parte da confusão é por que tudo é muito interligado: dieta, hipertensão arterial, aterosclerose, angina e outras alterações degenerativas do coração.
Sinais de que você pode estar com problemas cardíacos
Por que o índice de mortes por doenças cardíacas é tão alto? O palpite de especialistas é que as pessoas são muito lentas na hora de notar os sintomas e fazer exames, para descobrir se estão doentes e procurar tratamento.
Tudo bem, se você sente pontadas violentas no coração vai direto ao hospital, mas há alguns sintomas que não são tão óbvios ou intensos – e eles podem variar de pessoa para pessoa. Um exemplo é que homens tendo um ataque cardíaco sentem muita dor e falta de ar, já as mulheres se sentem cansadas e enjoadas.
Porque um coração partido realmente dói?
Justamente porque é difícil entender esses sintomas, médicos alertam: pessoas do grupo de risco (idosos, obesos, fumantes, diabéticos ou pessoas que tenham outros casos de problemas cardíacos na família) devem ir para o hospital se sentirem uma pequena queimação no coração ou, por exemplo, uma dor muscular muito forte, em vez de esperar que o sintoma vá embora.
Confira nessa lista mais sinais de problemas cardíacos que não devem ser ignorados:
1. Ansiedade – o ataque cardíaco pode causar ansiedade e medo. Pessoas que já tiveram a experiência de um ataque cardíaco comentam que sentiram como se o apocalipse estivesse próximo.
2. Desconforto no peito – dor no peito é o sintoma mais clássico, mas nem todos os ataques cardíacos causam dor. A dor geralmente é localizada um pouco mais a esquerda do centro do peito e é comumente descrita como “um elefante sentado no peito” e, mais raramente, como pressão ou como “peito estufado”. E, no caso das mulheres, elas podem sentir queimação.
3. Tosse – uma tosse persistente pode ser um sintoma de falha no batimento cardíaco, que pode resultar em acúmulo de líquido nos pulmões.
4. Tontura – o ataque cardíaco pode causar tontura e até mesmo desmaios. Isso vem das arritmias cardíacas, uma mudança brusca no batimento, ou uma aceleração muito grande do pulso.
5. Fatiga – acontece especialmente entre as mulheres. O cansaço constante pode ser um sintoma de falhas cardíacas. A dica dos especialistas é que você não tente buscar informações na internet nem em livros e vá direto ao médico.
6. Náusea e falta de apetite – não é incomum as pessoas sentirem o estômago incomodar ou vomitarem durante um ataque cardíaco.
7. Dor em outras partes do corpo – a dor pode começar nos braços, cotovelos, no pescoço, na mandíbula e no abdômen.
8. Pulso irregular – os médicos dizem que você não deve se preocupar com uma eventual mudança no batimento cardíaco, mas que um pulso irregular acompanhado de tontura é sinal de arritmia. E arritmias podem levar a ataques cardíacos e morte súbita.
9. Dificuldade de respirar – além de indicar asma ou de obstrução crônica pulmonar, esse sintoma é indicativo de ataque cardíaco.
10. Suor – começar a suar frio de repente é um sinal claro de que você deve ir para o hospital.
11. Inchaço – assim como aumento de peso, acontece porque problemas cardíacos fazem com que os fluidos se acumulem no corpo.
12. Fraqueza – nos dias anteriores ao ataque cardíaco as pessoas sempre dizem sentir fraqueza.
13. Bônus: Impotência – Disfunção erétil pode ser sinal de problema cardíaco, já que a boa circulação do sangue é fundamental para uma ereção.
Problemas Cardíacos: Tratamentos Naturais
Escrito por PortalNatural
Confira neste artigo informações sobre esta doenças/problema de saúde bem como alguns tratamentos naturais que poderão lhe ajudar.
Sintomas de Ataques Cardíacos
Sinais de um ataque cardíaco podem incluir náuseas, suores, falta de ar, tonturas, desmaios, sentimento de ansiedade, dificuldade em engolir, vômito, zumbido súbito nos ouvidos, perda da voz.
No ataque cardíaco (angina), a pessoa pode sentir uma intensa pressão para o coração. Uma forte dor é produzida, que pode durar vários minutos, muitas vezes estendendo-se para o ombro, braço, pescoço ou maxilar.
Pode ser, entretanto, um pequeno ataque, produzindo relativamente pouco desconforto. Às vezes é confundido com indigestão. Às vezes não há sintomas, sendo considerado um “ataque cardíaco silencioso”.
Uma angina revela-se como dores recorrentes abaixo do esterno, e duram entre 30 a 60 segundos.
No ataque cardíaco (angina), a pessoa pode sentir uma intensa pressão para o coração. Uma forte dor é produzida, que pode durar vários minutos, muitas vezes estendendo-se para o ombro, braço, pescoço ou maxilar.
Pode ser, entretanto, um pequeno ataque, produzindo relativamente pouco desconforto. Às vezes é confundido com indigestão. Às vezes não há sintomas, sendo considerado um “ataque cardíaco silencioso”.
Uma angina revela-se como dores recorrentes abaixo do esterno, e duram entre 30 a 60 segundos.
Sintomas de Insuficiência Cardíaca
Falta de ar, má coloração, cansaço, acúmulo de fluidos especialmente ao redor dos tornozelos (edema).
Falta de ar, má coloração, cansaço, acúmulo de fluidos especialmente ao redor dos tornozelos (edema).
Ataque Cardíaco
O que é um ataque cardíaco? O que leva até ele?
No sistema cardiovascular existe o coração, uma bomba de sangue. O sangue é enviado através de artérias e veias para todo o corpo.
Doença cardiovascular é o nome dado aos vários problemas que podem fazer com que o coração pare e cause a morte.
1 - A doença coronária é um tipo de doença cardiovascular. As artérias que alimentam o músculo cardíaco propriamente dito são as artérias coronárias. Mas se estas artérias tornam-se reduzidas, não será possível fornecer ao coração suficiente oxigênio e nutrientes, e o dióxido de carbono e os resíduos não serão devidamente transportados para fora. Esta privação de oxigênio provoca uma apertada e forte dor no peito, geralmente após algum esforço ou após uma refeição. Existe uma acentuada dor debilitante no centro do peito. É chamado de angina do peito (ou simplesmente angina). A dor geralmente diminui quando a pessoa descansa. Mas é um aviso de eventos vindouros.
A angina pode ser precipitada pelo estresse, esforço, uma grande refeição, muito frio, a emoção ou outros fatores. A esperança média de vida após o primeiro aparecimento de angina de peito é de 5 a 7 anos.
2 - Se o fluxo sangüíneo através das coronárias torna-se totalmente bloqueado ou limitado o suficiente para que ele não atinja parte do coração, um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio ocorre em seguida. Isto refere-se à formação de infartos no miocárdio (músculo cardíaco). Um ataque cardíaco não causa sempre morte. Mas, seja leve ou grave, um ataque cardíaco produz sempre alguns danos irreparáveis para o coração.
3 - O problema pode não ser no coração, mas nas artérias que o alimentam. As artérias tornaram-se endurecidas (chamado arteriosclerose) e quando o colesterol ou outras matérias passam através delas, um coágulo ocorre. As paredes endurecidas não ficam flexíveis para deixar passar a bolha. A arteriosclerose é responsável pela maioria das mortes de ataque cardíaco.
4 - Falta de oxigênio e nutrientes também podem causar o espasmo das artérias coronárias, resultando em um ataque do coração.
5 - Depois, há a pressão arterial elevada (hipertensão). Esta é uma outra forma de doença cardiovascular, que também prepara o caminho para um ataque cardíaco. Quando o coração bombeia sangue, este percorre o corpo a uma velocidade bastante rápida. As contrações musculares do coração produzem uma certa quantidade de pressão que produz esta ação de bombeamento por todo o corpo. Mas, às vezes, a pressão fica muito elevada, e isto não é culpa do coração.
Aqui estão algumas das coisas que produzem a pressão arterial elevada:
• Endurecimento das artérias (arteriosclerose) é uma causa primária. Anteriormente, a flexibilidade das paredes manteve a pressão mais baixa.
• Uma segunda principal causa da hipertensão é uma redução no tamanho (dimensão interior) das artérias. Eles ficam parecendo velhos canos de água, com coisas congeladas que se grudaram nos muros. Durante anos, alguns alimentos que foram comidos causaram este problema (carnes gordas, gorduras, gorduras saturadas, óleos vegetais hidrogenados, margarina, manteiga, etc).
• Muito sódio na dieta, por um tempo longo, é outra causa de hipertensão. A solução deveria ter sido a cortar o sódio (sal) dos alimentos.
• Outras causas incluem stress, desequilíbrio das enzimas, certas drogas (incluindo contraceptivos orais) e deficiências nutricionais.
• Existem ainda mais fatores que poderiam estar envolvidos: hipertiroidismo, doenças renais, doenças da hipófise ou supra-renal e hereditariedade.
Infelizmente, não existe nenhuma dor à medida que o endurecimento e a obstrução das artérias (que produzem hipertensão) progridem. Portanto, pessoas, geralmente, continuam vivendo e comendo da maneira que não deveriam até que, um dia qualquer, a crise vem.
No sistema cardiovascular existe o coração, uma bomba de sangue. O sangue é enviado através de artérias e veias para todo o corpo.
Doença cardiovascular é o nome dado aos vários problemas que podem fazer com que o coração pare e cause a morte.
1 - A doença coronária é um tipo de doença cardiovascular. As artérias que alimentam o músculo cardíaco propriamente dito são as artérias coronárias. Mas se estas artérias tornam-se reduzidas, não será possível fornecer ao coração suficiente oxigênio e nutrientes, e o dióxido de carbono e os resíduos não serão devidamente transportados para fora. Esta privação de oxigênio provoca uma apertada e forte dor no peito, geralmente após algum esforço ou após uma refeição. Existe uma acentuada dor debilitante no centro do peito. É chamado de angina do peito (ou simplesmente angina). A dor geralmente diminui quando a pessoa descansa. Mas é um aviso de eventos vindouros.
A angina pode ser precipitada pelo estresse, esforço, uma grande refeição, muito frio, a emoção ou outros fatores. A esperança média de vida após o primeiro aparecimento de angina de peito é de 5 a 7 anos.
2 - Se o fluxo sangüíneo através das coronárias torna-se totalmente bloqueado ou limitado o suficiente para que ele não atinja parte do coração, um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio ocorre em seguida. Isto refere-se à formação de infartos no miocárdio (músculo cardíaco). Um ataque cardíaco não causa sempre morte. Mas, seja leve ou grave, um ataque cardíaco produz sempre alguns danos irreparáveis para o coração.
3 - O problema pode não ser no coração, mas nas artérias que o alimentam. As artérias tornaram-se endurecidas (chamado arteriosclerose) e quando o colesterol ou outras matérias passam através delas, um coágulo ocorre. As paredes endurecidas não ficam flexíveis para deixar passar a bolha. A arteriosclerose é responsável pela maioria das mortes de ataque cardíaco.
4 - Falta de oxigênio e nutrientes também podem causar o espasmo das artérias coronárias, resultando em um ataque do coração.
5 - Depois, há a pressão arterial elevada (hipertensão). Esta é uma outra forma de doença cardiovascular, que também prepara o caminho para um ataque cardíaco. Quando o coração bombeia sangue, este percorre o corpo a uma velocidade bastante rápida. As contrações musculares do coração produzem uma certa quantidade de pressão que produz esta ação de bombeamento por todo o corpo. Mas, às vezes, a pressão fica muito elevada, e isto não é culpa do coração.
Aqui estão algumas das coisas que produzem a pressão arterial elevada:
• Endurecimento das artérias (arteriosclerose) é uma causa primária. Anteriormente, a flexibilidade das paredes manteve a pressão mais baixa.
• Uma segunda principal causa da hipertensão é uma redução no tamanho (dimensão interior) das artérias. Eles ficam parecendo velhos canos de água, com coisas congeladas que se grudaram nos muros. Durante anos, alguns alimentos que foram comidos causaram este problema (carnes gordas, gorduras, gorduras saturadas, óleos vegetais hidrogenados, margarina, manteiga, etc).
• Muito sódio na dieta, por um tempo longo, é outra causa de hipertensão. A solução deveria ter sido a cortar o sódio (sal) dos alimentos.
• Outras causas incluem stress, desequilíbrio das enzimas, certas drogas (incluindo contraceptivos orais) e deficiências nutricionais.
• Existem ainda mais fatores que poderiam estar envolvidos: hipertiroidismo, doenças renais, doenças da hipófise ou supra-renal e hereditariedade.
Infelizmente, não existe nenhuma dor à medida que o endurecimento e a obstrução das artérias (que produzem hipertensão) progridem. Portanto, pessoas, geralmente, continuam vivendo e comendo da maneira que não deveriam até que, um dia qualquer, a crise vem.
Insuficiência Cardíaca
Até agora só falamos sobre ataque cardíaco, que é uma interrupção no fluxo sanguíneo para o coração. Mas há também a insuficiência cardíaca, onde o fluxo sanguíneo proveniente do coração é insuficiente. Trata-se, portanto, do não fornecimento de sangue suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insuficiência cardíaca pode ser aguda (curto prazo) ou crônica.
Aqui estão alguns dos problemas que, ao longo de um período de tempo, podem ocorrer no coração:
Aqui estão alguns dos problemas que, ao longo de um período de tempo, podem ocorrer no coração:
1 - ARRITMIA o coração não bate corretamente. Os ritmos naturais são mais irregulares. Isso é causado por problemas nas células no coração, que manda sinais elétricos para fazer as seqüências de bombeamento.
2 - PALPITAÇÕES ocorrem quando há uma clara percepção dos batimentos cardíacos, quer seja regular ou irregular.
3 - TAQUICARDIA é quando o coração bate muito rápido quando a pessoa está descansando.
4 - BRADICARDIA é quando o coração bate muito lentamente.
5 - BATIMENTOS ECTÓPICOS são batidas prematuras, produzindo longo descanso entre umas e outras batidas.
6 - FIBRILAÇÃO é um pouco diferente. Um erro elétrico ocorre, o qual envia alguns sinais de batimento ao músculo cardíaco ao invés de realizar o seu habitual bombeamento sanguíneo.
7 - DOENÇA VALVULAR é o nome de problemas na válvulas cardíacas, de modo que não abre e/ou fecha adequadamente. Às vezes isso é congênito; outras vezes, é causada por febre reumática ou endocardite (infecção do músculo cardíaco).
2 - PALPITAÇÕES ocorrem quando há uma clara percepção dos batimentos cardíacos, quer seja regular ou irregular.
3 - TAQUICARDIA é quando o coração bate muito rápido quando a pessoa está descansando.
4 - BRADICARDIA é quando o coração bate muito lentamente.
5 - BATIMENTOS ECTÓPICOS são batidas prematuras, produzindo longo descanso entre umas e outras batidas.
6 - FIBRILAÇÃO é um pouco diferente. Um erro elétrico ocorre, o qual envia alguns sinais de batimento ao músculo cardíaco ao invés de realizar o seu habitual bombeamento sanguíneo.
7 - DOENÇA VALVULAR é o nome de problemas na válvulas cardíacas, de modo que não abre e/ou fecha adequadamente. Às vezes isso é congênito; outras vezes, é causada por febre reumática ou endocardite (infecção do músculo cardíaco).
Outros Problemas Cardíacos
Há uma variedade de problemas que estão relacionados à problemas coronários, problemas das artérias ou problemas do músculo cardíaco. Eis algumas delas:
1 - Cardiomegalia (hipertrofia cardíaca) ocorre quando o coração já não pode funcionar normalmente, e é tão difícil de funcionar que ele amplia, e isto o enfraquece. As causas incluem uma resistência muito grande por parte do fluxo sangüíneo de passar através das artérias.
2 - A insuficiência cardíaca congestiva é uma condição crônica que resulta na acumulação de fluidos no coração e edema nos pés e tornozelos. Existe respiração laboriosa após pequenos esforços.
3 - Parada cardíaca. O coração pára de bater, fazendo com que o sangue fresco já não consiga atingir o cérebro, e a pessoa cai inconsciente. Problemas coronários, muitas vezes, são a causa.
1 - Cardiomegalia (hipertrofia cardíaca) ocorre quando o coração já não pode funcionar normalmente, e é tão difícil de funcionar que ele amplia, e isto o enfraquece. As causas incluem uma resistência muito grande por parte do fluxo sangüíneo de passar através das artérias.
2 - A insuficiência cardíaca congestiva é uma condição crônica que resulta na acumulação de fluidos no coração e edema nos pés e tornozelos. Existe respiração laboriosa após pequenos esforços.
3 - Parada cardíaca. O coração pára de bater, fazendo com que o sangue fresco já não consiga atingir o cérebro, e a pessoa cai inconsciente. Problemas coronários, muitas vezes, são a causa.
Existem outros problemas que podem ocorrer no coração e que também podem enfraquecê-lo. Mas estes não têm suas causas necessariamente ligadas a problemas coronários ou arteriais.
1 - Cardite é uma infecção do músculo cardíaco, às vezes causada por febre reumática. Ela pode levar a danos permanentes no coração.
2 - Endocardite é uma infecção do endocárdio. Este é uma membrana como um saco que envolve o coração. As pessoas com sistemas imunológicos danificados (por HIV, etc) podem adquirir-la. Também pode ser causada por cirurgia, em substituição de válvulas cardíacas defeituosas. Ocorre dano permanente no coração.
3 - Miocardiopatia resume vários problemas cardíacos, incluindo o alargamento de uma ou mais câmaras cardíacas, rigidez muscular cardíaca, etc. Causas incluem defeitos herdados e certas doenças.
1 - Cardite é uma infecção do músculo cardíaco, às vezes causada por febre reumática. Ela pode levar a danos permanentes no coração.
2 - Endocardite é uma infecção do endocárdio. Este é uma membrana como um saco que envolve o coração. As pessoas com sistemas imunológicos danificados (por HIV, etc) podem adquirir-la. Também pode ser causada por cirurgia, em substituição de válvulas cardíacas defeituosas. Ocorre dano permanente no coração.
3 - Miocardiopatia resume vários problemas cardíacos, incluindo o alargamento de uma ou mais câmaras cardíacas, rigidez muscular cardíaca, etc. Causas incluem defeitos herdados e certas doenças.
Tratamentos Naturais
Aqui está um breve resumo de alguns dos problemas que exigem mudanças, evitando, assim, uma posterior acumulação de condições que levem a um ataque cardíaco:
• Excesso de gorduras saturadas na dieta (gorduras animais ou óleos vegetais hidrogenados). Uso excessivo de óleos vegetais aquecidos ou oxidados.
• A falta de gordura natural (lecitina) na dieta.
• Excesso de sal e outros produtos de sódio. Beber água quimicamente amaciada. Amaciadores de água possuem, geralmente, sódio.
• Elevados níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.
• Baixa taxa de colesterol HDL.
• Excesso de carboidratos (especialmente os refinados) e açúcar. Açúcar aumenta as triglicérides, os níveis de ácido úrico níveis e a pressão arterial.
• Excesso de vitamina D (de carne, leite, ovos ou luz solar). Caroteno (pró-vitamina A) na dieta, de vegetais laranjas e amarelos e frutas, não irão causar esse problema.
• Deficiência de vitaminas e minerais.
• Uso de café, álcool e tabaco.
• Falta de exercício.
• Sobrepeso.
• Pressão arterial elevada.
• Diabetes ou gota.
• Tomar pílulas de controle do nascimento.
• Intoxicação por metais pesados.
• História familiar de problemas cardíacos.
Mude tudo o que você puder da lista acima, e você poderá viver muito mais tempo.
• Excesso de gorduras saturadas na dieta (gorduras animais ou óleos vegetais hidrogenados). Uso excessivo de óleos vegetais aquecidos ou oxidados.
• A falta de gordura natural (lecitina) na dieta.
• Excesso de sal e outros produtos de sódio. Beber água quimicamente amaciada. Amaciadores de água possuem, geralmente, sódio.
• Elevados níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.
• Baixa taxa de colesterol HDL.
• Excesso de carboidratos (especialmente os refinados) e açúcar. Açúcar aumenta as triglicérides, os níveis de ácido úrico níveis e a pressão arterial.
• Excesso de vitamina D (de carne, leite, ovos ou luz solar). Caroteno (pró-vitamina A) na dieta, de vegetais laranjas e amarelos e frutas, não irão causar esse problema.
• Deficiência de vitaminas e minerais.
• Uso de café, álcool e tabaco.
• Falta de exercício.
• Sobrepeso.
• Pressão arterial elevada.
• Diabetes ou gota.
• Tomar pílulas de controle do nascimento.
• Intoxicação por metais pesados.
• História familiar de problemas cardíacos.
Mude tudo o que você puder da lista acima, e você poderá viver muito mais tempo.
Mais Algumas Informações:
• Verifique se o seu coração bate em tempos regulares. A melhor maneira de começar o dia é para verificar seu pulso quando você acordar pela manhã. Se for inferior a 60 batimentos por minuto, tudo parece estar certo. Mas, se a sua freqüência cardíaca de repouso é superior a 80, então algo pode estar errado, e indica que uma hipertensão pode estar em andamento. Estima-se que 25% daqueles que têm ataques cardíacos não experimentaram sintomas prévios. Então, comece a comer direito e viver bem.
• Alta pressão arterial, uso de tabaco, níveis elevados de colesterol, estresse, obesidade, vida sedentária, diabetes e personalidade tipo A são as causas de problemas cardíacos. Estas são coisas que você pode mudar.
• Alta pressão arterial, uso de tabaco, níveis elevados de colesterol, estresse, obesidade, vida sedentária, diabetes e personalidade tipo A são as causas de problemas cardíacos. Estas são coisas que você pode mudar.
Segue abaixo vários fatores que você deve considerar:
• Evite usar glutamato monossódico. Veja quais são suas alergias alimentares e elimine-as. Não utilize cafeína, tabaco, álcool, drogas, açúcar e alimentos processados.
• A cafeína bloqueia a repartição de adrenalina, resultando em estresse. Alto consumo de cafeína duplica o risco de doença coronária.
• Os perigos do tabaco para produzirem ataques cardíacos e outros problemas cardíacos estão bem documentados.
• Evite comer alimentos gordurosos, carnes, margarina, manteiga, manteiga de amendoim, óleo hidrogenado, exceto uma pequena quantidade de óleo vegetal normal.
• Gordura está presente em todas as carnes. Não coma carne e você terá uma vida mais longa. É bem sabido que os vegetarianos vivem mais tempo do que outros. Eles têm menos doenças coronarianas, menos ataques cardíacos e menos insuficiência cardíaca.
• Se você é um adulto, cuidado com a vitamina D. Mais de 400 UI por dia pode resultar em calcificação das artérias coronárias.
• Alguns estudos chineses revelaram que constipação é um fator significativo em muitos ataques cardíacos.
• Evite usar glutamato monossódico. Veja quais são suas alergias alimentares e elimine-as. Não utilize cafeína, tabaco, álcool, drogas, açúcar e alimentos processados.
• A cafeína bloqueia a repartição de adrenalina, resultando em estresse. Alto consumo de cafeína duplica o risco de doença coronária.
• Os perigos do tabaco para produzirem ataques cardíacos e outros problemas cardíacos estão bem documentados.
• Evite comer alimentos gordurosos, carnes, margarina, manteiga, manteiga de amendoim, óleo hidrogenado, exceto uma pequena quantidade de óleo vegetal normal.
• Gordura está presente em todas as carnes. Não coma carne e você terá uma vida mais longa. É bem sabido que os vegetarianos vivem mais tempo do que outros. Eles têm menos doenças coronarianas, menos ataques cardíacos e menos insuficiência cardíaca.
• Se você é um adulto, cuidado com a vitamina D. Mais de 400 UI por dia pode resultar em calcificação das artérias coronárias.
• Alguns estudos chineses revelaram que constipação é um fator significativo em muitos ataques cardíacos.
• Coma pequenas refeições.
• Certifique-se de beber bastante água diariamente e freqüentemente durante todo o dia.
• Coma uma dieta elevada em fibra, utilizando grãos e arroz integrais, feijão, frutas e vegetais frescos. Através de alimentos fortificados e suplementos alimentares, obtenha todas as vitaminas e minerais necessárias para seu corpo. Cálcio, magnésio e potássio são importantes, bem como as vitaminas (A, complexo B, C e E). Óleo de linhaça contém ácidos graxos Ômega-3, que reduz risco de doenças cardiovasculares e coronárias. L-carnitina ajuda a dissolver depósitos de gordura ao redor do coração. CoQ10 e germânio fortalecem veias e fornecem oxigênio ao sangue e células.
• Se você tende a ter ataques de angina durante a noite, eleve a cabeça de sua cama com um pedaço de madeira. Isso poderá reduzir os ataques.
• Certifique-se de beber bastante água diariamente e freqüentemente durante todo o dia.
• Coma uma dieta elevada em fibra, utilizando grãos e arroz integrais, feijão, frutas e vegetais frescos. Através de alimentos fortificados e suplementos alimentares, obtenha todas as vitaminas e minerais necessárias para seu corpo. Cálcio, magnésio e potássio são importantes, bem como as vitaminas (A, complexo B, C e E). Óleo de linhaça contém ácidos graxos Ômega-3, que reduz risco de doenças cardiovasculares e coronárias. L-carnitina ajuda a dissolver depósitos de gordura ao redor do coração. CoQ10 e germânio fortalecem veias e fornecem oxigênio ao sangue e células.
• Se você tende a ter ataques de angina durante a noite, eleve a cabeça de sua cama com um pedaço de madeira. Isso poderá reduzir os ataques.
Sódio é um problema que deve ser tratado, uma vez que pode aumentar a probabilidade de doenças cardíacas. Aqui estão itens para omitir-se em uma dieta:
• Sal de mesa. Procure utilizar sais fortificados ou com menos quantidade de sódio (light).
• Glutamato monossódico.
• Refrigerantes dietéticos.
• Vegetais enlatados.
• Alimentos comercialmente preparados.
• Bicarbonato de sódio.
• Alimentos com conservantes.
• Amaciantes de carne.
• Produtos com sacarina.
• Alimentos com bolor.
• Se você tem qualquer tipo de problema cardíaco, consulte seu médico. Prevenção – viver bem e se alimentar corretamente - é a melhor chave para o sucesso.
• Glutamato monossódico.
• Refrigerantes dietéticos.
• Vegetais enlatados.
• Alimentos comercialmente preparados.
• Bicarbonato de sódio.
• Alimentos com conservantes.
• Amaciantes de carne.
• Produtos com sacarina.
• Alimentos com bolor.
• Se você tem qualquer tipo de problema cardíaco, consulte seu médico. Prevenção – viver bem e se alimentar corretamente - é a melhor chave para o sucesso.
Incentivo
Deus nos deu leis de saúde e de vida. Se as cumprirmos, viveremos mais felizes e com menos doenças. Se você está com problemas cardíacos, converse agora com Deus sobre isso, peça Sua ajuda e confie de que Ele estará com você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário